sábado, 21 de novembro de 2009

Discussão do tema

O erro humano é estúpido como a sua mortalidade de modo que a "linguagem 'Assembly' do universo" é essencial para que nós tenhamos cuidado com o que queremos. Cuidado para não dar excesso de conhecimentos a pessoas pouco nobres. Mas enquanto chega a ameaça do Matrix é conhecendo o Matrix que conseguimos-nos defender dele nas suas falhas e vulnerabilidades.
Tem-se de apelar à discussão deste tema (não significa dominar o universo inteiro), isto quer ao nível de ideologias ou seja do que for.
Pode chegar um dia em que tal software e hardware juntos formem algo poderosíssimo tanto para o bem como para o mal. Para o mal há limitações, mas será que podem ser postas no compilador? Primeiro vamos falar do bem, embora tudo que se possa dizer acerca disto para bem ou mal ainda seja muito 'verde' para as pessoas comuns, porque mais depressa questiona-se o i-robot do que o bit de Wheeler. Não quero meter nem a mim nem ao leitor em matemáticas tão avançadas que são, mas que o cidadão comum entenda e consiga pensar sobre o assunto (pode não ser fácil).
Pode ajudar na construção de naves, campos de força, armazenamento em memória secundária, etc.
Mas poderá ser uma máquina de guerra devastadora, uma descontrolada com energias, uma construção totalmente proibida por certos intelectuais; uma arma de ameaças, uma protectora de terroristas, criadora de fossos energéticos, construtora rápida de materiais valiosos e perigosos, etc.
Agora isto tudo está a anos luz, mas a questão é até quando. Há coisas impossíveis como controlar o universo como controla-se o OpenGl, mas a política actual unida à tecnologia pode fazer muitos estragos.
Eu digo que o facto de ser totalmente proibida por intelectuais pode ser boa como má. Se não controlar-se é triste. O papel que eu os daria aos intelectuais era sim: para além de críticas, soluções para evitar os perigos.
Acontece que uma das armadilhas desta tema é as pessoas atacarem de forma medieval não levando a lado nenhum. Para continuar o trabalho convém ter conhecimentos de física ou informática, já os filósofos podem consultar eventualmente estes temas para discussão.
Há que referir que apesar destas inspirações, o objectivo deste livro não passa só por isso, mas sim dar uma ideia de um tema que é “A linguagem 'Assembly' Do Universo”, que é certamente uma grande fonte de inspiração para outros livros; livros, páginas web e pessoas essas que espero vir a inspirar. Esses livros tanto podem ser fictícios ou filosóficos, ou científicos. Isto porque aqui “nascem naturezas” de vários tipos.
Essas naturezas podem ser de ordem económica (com vista no investimento nesta área), ética, militar, cientifico, etc. Além disso pode ser a origem de um novo conhecimento.
É certamente um tema a discutir e que ainda se sabe pouco, mas que só pode avançar para a parte económica ou tomar quaisquer decisões sobre ele se houver documentação suficiente. Até que ponto valerá a pena? É tudo a longo prazo.
Todos nós sabemos que algo importante deve ser discutido e planeado e bem definido antes da sua realização. Para não falar de que uma boa cultura rege-se por processos com grande nível de maturação. Para que nada corra mal, já sabe-se que tudo isto deve ser feito antes, para evitar situações embaraçosas ou ser excelente e tornar-se uma autêntica “flor amarga”. Não vivemos nos anos 1970s (onde houve por exemplo uma crise de engenharia de software) ou 1960s, tendo muito mais conhecimento e gente experiente ao ponto de dar boas perspectivas e conseguir-se organizar. Agora devemos-nos regular ou deixar-nos guiar minimamente por aquilo que nunca pegámos e maximamente por aquilo que já pegámos. Há sempre um equilíbrio do novo e um edifício a construir.
A importância tecnológica deve-se à possibilidade de tal tecnologia poder vir a aparecer. E como para tudo “não há bela sem senão” (ou seja não há coisas boas sem dificuldades) e isto não é um caso à parte que deva ser esquecido e “arrumado na gaveta”, há que discutir para que acabe por ser feito da melhor maneira para todos. A ideia de campos de força programáveis passa pelo ponto de viste de software em que existe maior flexibilidade, descoberta de vulnerabilidades e sua correcção.
Quantas vezes as pessoas olham para o universo e admiram-se. Até nos admiramos com a nossa existência. Muitas vezes isso é ignorado, assim como muitas coisas que dizemos.
Ora, se o Homem não aprender a ser humilde o suficiente, perderá o seu controlo e quem sabe querer dominar o universo (seja o mundo ou o que for) pode ser um perigo para os outros e ele mesmo. A imperfeição gera falta de medidas em conta, mesmo que estejam à frente.
Não venho com o poder das perseguições, nem ameaça interplanetária. Há gente cuja a imaginação não tem limites seja do que ouve, vê ou lê. Em que medida vêm estas falhas? Será que podemos evitar?

Licença GPL

Sem comentários:

Enviar um comentário