sábado, 21 de novembro de 2009

Um tipo de operadores diretamente relacionados com leis

Mas a linguagem do programa físico tem de ter operações que relacionem-se de alguma forma com as leis da física. Essas operações têm obrigação de ter uma tradução directa ou indirecta, senão tornam-se inúteis. Consegui pegar na lei de Newton Fg=G*M*m/r^2 (lei da força gravítica) ou na lei da força eléctrica Fe=k*Q*Q0 / r^2. Só definir os operadores não chega, porque há todo um puzzle. Neste puzzle, tudo influencia tudo, porque mexe-se em massas/cargas para obter pontos de aplicação, mas o que acontece é que tudo acaba influenciado pelo todo. O mais óbvio e que acontece mais neste género de puzzle é montar e ver desfazer de forma automática aquilo que construímos.
A ideia passa por criar uma abstracção da formula Fe ou Fg levando o tudo ao ponto de somas ou subtracções de Fe ou Fg.

Regras: considerando que a partícula está entre dois focos, evitando debruçar no uso de diferenças de distâncias.
Soma: Um foco com uma forca x+y, ou dois focos cada um com forças no mesmo sentido x e y, sendo x=a*y e as variáveis x e y são reais com 1 ou mais dimensões.
Subtracção: 2 focos com força em sentidos opostos.
Multiplicação por N: N vezes uma situação de Soma.

Pode-se tentar descobrir como fazer divisões, raíz quadrada e o que vier à cabeça. Pode-se até alterar regras para abranger mais casos. Um tipo de problemas deste engenho dá-se pelo nome de over focus (sobrecarga de força num ponto). Pode-se ter tudo medido para um ponto, mas os outros apanham com algum efeito na mesma e todos influenciam-se entre si sendo ou não da ferramenta então criada. Para resolver este tipo de problemas convém recorrer primeiro a jogos. O jogo que pode-se criar dá pelo nome de "mass effect" (efeito de massa) ou "charge effect" (efeito de carga).
Mas atenção que pode haver várias variantes da operação mais, porque no fundo o que se faz é juntar presenças, sendo que depois afecta-se as outras partes. Quanto às diferentes forças, elas podem formar de forma hibrida diferentes operações +.

linceça GPL

Sem comentários:

Enviar um comentário